domingo, 6 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Água, gasto e economia
Mas esse gasto desnecessario ganha proporçoes gigantescas no serviço publico.
A empresa que cuida do fornecimento e tratamento de agua na maior parte do estado de Sao Paulo é responsavel por 18% do desperdicio na regiao metropolitana. E olha que ela tem equipamentos modernos para evitar algo assim.
Um deles procura vazamentos sem quebradeira.É semelhante ao aparelho de endoscopia usado em exames clinicos. O cabo azul com uma câmera na ponta e a partir dessas imagens da câmera, os funcionários verificam se há alguma rachadura e se o cano precisa ser substituído.
A partir da junção desse levantamento eles planejam a substituição da tubulação.
Pelas contas da ONU uma pessoa vive muito bem se usar 110 litros de água por dia para consumo e higiene, mas cada brasileiro chega a gastar mais de 200 litros diariamente.
A gerente de operações do instituto Akautu ( uma organização não governamental que trabalh pelo consumo consciente ) ensina como economizar água.
- Quem usar a água da máguina de lavar, para lavar o quintal um vez por semana vai economizar um caminhão de pipa e meio depois de um ano.
Eita desperdício de água limpa e pode abastecer outras casas com essa água.
É correto escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, mas se escovar os dentes de torneira fechada fara uma grande economia.
Se por dois dias toda a população de Recife fechasse as torneiras durante a escovação conseguiria economizar o equivalente ao consumo diário de água de toda a população de Florianópolis.
Um ato simples que sendo praticado diariamente faz uma grande diferença.
Alguns acessórios simples, como aquela peça que a gente coloca na torneira para passar menos água, também ajudam a economizar.
As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam em média 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro 5 vezes por dia, gasta 60 litros de água por dia, mas existem maneiras de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de dois litros cheia de água dentro da caixa d 'água da bacia, com isso você economiza dois litros por descarga.
Se esta tatica for adotada em todos os banheiros da casa em que habita uma fámilia de quatro pessoas, essa economia será de 40 litros por dia, em um ano, essa água poupada é suficiente para matar a sede de 20 pessoas durante o ano inteiro. E não se esqueça de nunca usar o vaso sanitário como lixeira, pois cada vez que você aciona a descarga para se livrar de papéis ou pontas de cigarro joga fora sem ncessidade água limpa e tratada.
Um buraco de 2mm em um cano desperdiça ate 3.200 litros de água em um dia. Essa quantidade de água, além de ser um gasto totalmente desnecessário, seria suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e um mês. Em um mês, o desperdicío desse pequeno vazamento pode chegar a 96.000 litros, suficiente para suprir as necessidades de água potável dessa família por mais de 30 anos.
Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitutes comuns, mas um torneira pingando um pouco mais que uma gota por minuto em média pode desperdiçar em um dia 46 litros d 'água, em um ano esse desperdício chega a 16.500 litros, se 10.000 famílias evitassem diexar uma torneira da casa pingando, a água economizada em um ano poderia abastecer toda a população de São Luís durante um dia.
Cada vez que a mangueira fica ligada or 15 minuto sao perdidos 279 litros de água, isto significa que se você lavar a calçada uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua por ano. Em 20 anos esse gasto sobe para mais de 290 mil litros, quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de água ( para beber ) de 145 mil pessoas. Para manter a calçada limpa e sficiente farela, ou usar uma balde com água ja utilizada na lavagem de roupa, por exemplo.
Você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. No entanto, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.
Diminua o tempo do banho
Se você mora em apartamento e seu banheiro tem ducha, gasta em média 160 litros de água durante um banho de 10 minutos. Mas pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água.
Se 60 famílias de um condomínio fizerem a mesma coisa, em um ano serão poupados sete milhões de litros de água, o suficiente para encher quase três piscinas olímpicas. Se 5000 famílias adotarem o mesmo hábito, a água economizada em um ano é equivalente à quantidade que cai nas Cataratas do Iguaçu durante cinco minutos.
Poluição da Água
Um estudo recente da revista Science ( julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais probres. Os continestes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995 a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas.
Infelizmente, apenas aproximadamente 2% da água do planeta Terra são de água doce e apenas uma pequena porcentagem está em regiões acess´veis ao ser humano.
As principais causas de intoxicação dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo a natureza através dos lixos esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados têm incentivado a exploração de grandes reservas de água doce subterrâneas.
Estudos da comissão Mundial de água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso a água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréria, esquistossomose,hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
A importância da água
A vida só se tornou possível após o aparecimento da água. para ter você ter uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituido de 75% de água aproximadamente, o que torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas para outros seres que fazem parte do nosso planeta. Entretanto 97% da água do planeta está nos oceanos e apenas 1% aos rios, lagos e etc. O que causa grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce mas possuímos em maior quantidade água salgada, é por isso que precisamos economizar água.
O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente uma grande falta de água, causando uma série de problemas, onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente o meio ambiente.
Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial a vida. O que nos torna responsável pelo controle da água, pois sua falta em alguns caos pode provocar doenças qe levam a morte.
O desperdicio de água
Há sinais disso em áreas do planeta como Oriente Médio e Africa. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram ter fontes inesgotáveis,vêem que algumas de suas cidades sofrem falta de água. A distribuiçao desigual é maior causa de problemas.Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da agua doce superficial do mundo.
Outro fato de dificuldades é a distancia entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia ( EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante colorado. E o caso da cidade de São Paulo, que embora localizada perto de varios rios, viu a poluiçao tornar imprestáveis para consumo a água das fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento de 3,9% para 7,2% e o desperdício é de 45% da água pfertada pelos sistemas públicos.
terça-feira, 1 de junho de 2010
carta de 2070
Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para mantê-la limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas, já que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelos testes atômicos e da industria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável que as pessoas eram.
Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que destruiu o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso Planeta Terra!
tratamento de água
Numa estação de tratamento de água o processo ocorre em etapas:
- coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques numa determinada quantidade de sulfato de aluminio. Esta substancia serve para aglomerar (juntar) particulas solidas que se encontram na agua como, por exemplo, a argila.
- floculação: em tanques de concreto com a agua em movimento, as particulas solídas se aglutinam em flocos maiores.
- decantação: Em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e particulas ficam depositadas no fundo dos tanques, separam-se da água.
- filtração: A água passa por filtros formados por carvão, areia e pedra de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
- desinfecção: É aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
-flouretação: É aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentaria em crianças.
- correção de PH.é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.